domingo, 29 de novembro de 2009

ORQ.SINFÔNICA DE N.YORK - ORQ. CRIANÇA CIDADÃ







Em 1958, quando chegava ao Recife, tive a grande satisfação de assistir à apresentação da Orquestra Sinfônica de New York, no Teatro Santa Isabel, a convite da família Cardoso. Foi, na verdade, o maior presente musical que recebi em minha vida, especialmente, novo na cidade. A oportunidade de presenciar um acontecimento dessa natureza, jamais pensei. Para os admiradores da boa música, causou uma grande emoção na sociedade recifense.

Solteiro, ávido pela música, num camarote, sozinho, estava o pobre marquês, dando uma de burguês, esquecendo da pobreza, parecendo gente importante. Fóra o saudoso Walter Cardoso, que me convidou, ninguém mais me conhecia e eu fiquei metido a “cavalo do cão”, dando uma de entendido de música erudita, sem esquecer o meu baião pé de serra, lá do sertão da Paraíba. Assim, sempre digo aos amigos que fui um privilegiado musical e eles me perguntam: então, Clovis, a que Orquestra você pertence e qual instrumento é de sua preferência? É, infelizmente, não toco nada, mas presto uma atenção danada...

Não lembro mais das músicas executadas pela famosa Orquestra Americana que, me deixou entusiasmado e ao mesmo tempo com vontade de chorar. Para completar o recital, ouvimos o Hino Nacional Brasileiro, como um presente ao nosso Recife que, foi uma coisa fenomenal.

ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ

Agora, em junho de 2009, tive a segunda satisfação, quando fui convidado pelo Dr. Nildo Nery e Cussy de Almeida, para uma apresentação da Orquestra Criança Cidadã, constituída de crianças do bairro do Coque. Confesso, a emoção foi maior do que a da Orquestra dos Estados Unidos. Foi, como se estivesse assistindo àquela grande Orquestra Americana, mas, com as músicas clássicas e populares, com repertório nosso, que encheram os nossos corações de emoção. Pelo que se observa com relação à nossa Orquestra, sob a direção do Prof. Cussy de Almeida e o Dr. Nildo Nery, tem muita coisa a acontecer no setor musical do Recife, com as crianças do Coque. Não precisa dizer que ações desse tipo, só podem ir pra frente, pois contam com o firme apoio de toda a sociedade. Lembrando um passado, vou plagiar um Jornal de Notícias Francesas-Pathé, do cinema, no meu tempo, que depois da notícia, dizia em português: PARABÉNS CAMPEÕES.

Esta apresentação, foi especialmente oferecida ao pessoal do Gibi Aquático da Praia de Boa Viagem, ao Aquário de Deus, a Turma do Cri e ao Jornal Fuleragem, em nome dos editores Josué de Oliveira Lima e a Chico Cordeiro. A apresentação foi realizada no Quartel do Exercito da Cabanga, ficando o auditório completamente lotado. Que outros encontros sejam promovidos, para o maior incentivo aos pequenos grandes músicos...

Nenhum comentário: