sexta-feira, 20 de novembro de 2009

GERALDO PIMENTEL - LENINISTA JURAMENTADO




Conhecer Geraldo Pimentel, não é pra todo mundo não. Eu posso dizer que tenho este privilegio, pois mesmo ele sendo de Campina Grande, só o conheci aqui no Recife, por intermédio do meu irmão Sebastião, quando esta pessoa magnífica me foi apresentada, no ano de 1958, como um hábil contador, que prestava assistência ao meu irmão que iniciava os negócios na rua da palma, no Recife. O Geraldo não sabe, mas eu tenho um Livro Contábil - o Diário, escriturado por ele, com aquela caligrafia fantasiada, característica do contador da época ou passador de bicho. Guardo esse livro com carinho, como uma lembrança do nosso vibrante Leninista, a quem, eu gostaria muito de imitar – a caligrafia.

Geraldo é uma pessoa tão importante, que tem como companheira inseparável, a sua Daisy, que lhe deu o seu querido filho, o LENINE, cantor e compositor de primeira grandeza, nacional e internacional, obra prima do brilhante casal – Geraldo, Daisy. Imagino, se seu Severino Pimentel estivesse ainda olhando pra esse fenômeno Geraldo e dizendo: pra frente soldado, só use o seu revolvinho quando for atacado, mas atire pro céu que Deus se defende e os santos rezam por você, camarada...

Fui surpreendido com um pacote bem feito, na portaria do meu Edifício, mas quando olhei pra caligrafia, a emoção tomou conta de mim e o abri com muito cuidado, porque só poderia ser um grande presente, já que esta promessa se encontrava vencida há muitos anos. Acertei; o livro “ERAS EM DEVANEIO”, poesias de Severino Pimentel, Geraldo Pimentel e Lenine Pimentel que, tenho a honra de receber e serei de hoje por diante, o responsável por este acervo de tamanho quilate.

No seu cartão, o Geraldo fala sobre o problema do seu olho esquerdo, comparando-o, ao Camões que só tinha o olho direito e, eu me solidarizo com ele, que também estou com problema no olho esquerdo, mesmo sem ser esquerdista ou Leninista.. Transcrevo aqui, uma quadrinha sarcástica mandada por Geraldo:

O tu, heróico Camões,
Grande poeta português,
Que viste mais por um olho,
Do que nós por todos três.

Olhe, Geraldo, com o olho direito, vou emprestar o seu famoso livro, ao meu amigo Ruy Carvalho, esquerdista que é muito parecido com você e, que saiu na carreira do Recife, durante o movimento militar de 1964; que é um admirador da Poesia. O meu amigo Ruy, ao contrário de nós, tem o corpo todo comprometido com às esquerdas...Enfim, amigo não tem defeito, né, camarada... O Dr. Ruy, acabou de aderir à linha chinesa, agora é CAPITALISTA/COMUNISTA...

Ccabral-19-11-2009

Um comentário:

rumores disse...

Tive a semelhante honraria de receber esse documento histórico em forma de livro em Porto Alegre, na outra ponta do mapa brasilis. Conheci Geraldo Quando morava em Recife, em meados dos anos noventa do século passado. Que pessoa fantástica! Conversamos quatro horas sem parar, perdi a noção do tempo. Sempre que vou a Recife o visito, como o fiz há dois anos. Aliás, foi a razão de nossa passagem pela capital pernambucana.