domingo, 15 de novembro de 2009

COMO EU ERA, COMO SOU...




Não se sabe quem está passando mais rápido – se a pessoa ou o tempo. Na verdade, em se fazendo uma análise fria dos tempos passados, encontraremos razões para dizer: a minha figura era interessante, há tantos anos atrás, quando tinha tantos quilos, cabelos pretos, lisos brilhantes, corpo esbelto, vista boa, músculos rígidos, coragem, versatilidade, dentes fortes, bigode e barbas bem tratados, roupa bem engomada, tropical inglês super pitex, gravata e , sapatos pretos bem reluzentes, óculos Ray Ban, enfim, todo bonito para qualquer namoro exigente, pois se encontrava nos trinques, como dizem agora. Este era o retrato de uma época de ouro, mesmo escrita em branco e preto.

Para minhas queridas amigas e namoradas, aqui vai o panorama presente de um velho furdunceiro que atravessou os melhores dias de vida, sorrindo com tudo, sem esperar esta vida nova-velha, enfrentando todos os desconfortos de viver muito, trocando um espaço novo por outro um tanto enferrujado. Difícil é fazer comparações. Se na mocidade tudo era bonito, na velhice, simplesmente é ao contrário – tudo feio, aborrecido e chato.

Eis, o retrato preto e branco do presente. Os cabelos, já caíram, ficando pregados nos braços e nas orelhas, a careca desponta com o seu brilho, igual aos sapatos pretos do passado, mostrando os defeitos de fabricação. A barba que era cuidadosamente escanhoada e lisinha que só bunda de menino novo, está uma desgraça, cheia de buracos, conseqüência das espinhas e sinais. Músculos flácidos, joelhos enfraquecidos, pernas finas e manchadas, tornozelos magros, veias por todos os lados, andar torto, óculos de fundo de garrafa e o barrigão na frente anunciando a chegada por antecipação. Por incrível que pareça, a barriga é grande, contrastando com a bunda murcha, se parecendo com Air-Bags de automóvel.

Mas é, meus amigos e amigas, tudo chega no devido tempo, com a ausência da mocidade – AM, com o desfile espetacular das doenças, anunciando, na certa, as suas despedidas desse mundo maluco, tão disputado pelos homens que, trabalharam tanto em busca de um tal futuro e só agora entendem, o que lhes espera é a pura ilusão, fechando as cortinas em definitivo do drama da vida. Quem tiver dúvidas, venha contestar com documentos em mãos, assinados pela natureza...

Ccabral- 16-11-2009

6 comentários:

Unknown disse...

"Como era, como sou...". Poucos tem uma descrição tão minuciosa e rica de percepções detalhistas. Seria hilário se essa contastação não trouxesse um enfrentamento da realidade com bastante coragem e energia. Alguns, preferem não enfrentá-la e se escondem numa chamada depressão e/ou ausência....
Mas, a matéria fenece e o espírito evolui ....Abraços

GERO RECIFE disse...

GRANDE DR. CLÓVIS, VC VAI ENTRAR NA APL, NESSES DIAS....ÓTIMO TEXTO...POIS É MESTRE, O CORPO PODE PADECER, MAS A MENTE EVOLUI...

Pedro Paulo Silva disse...

Clóvis,

Podemos entrar na AM, mas, que tal fazermos dela uma FM Frequencia Máxima. Frequencia nos dias da vida que se passam, não importando o acessório(corpo), mais a lama, o espírito, a mente, e a sabedoria tão bem encarnada na sua pessoa.
Abraço,
pPaulo

Pedro Paulo Silva disse...

Digo:
Onde tem-se escrito lama, leia-se alma.

PPaulo

Unknown disse...

Tio, MEU TIO CLOVIS.....poxa, falando como passageiro ainda do trem da nova geracao que eh a minha, fico entao pensando no que faco hj, que eh aexatamente a luta pelo meu futuro, mas se esse futuro que tanto luto, mostrará pra mim, quando eu alcanca-lo, que tudo n se tratou apenas de uma ilusao, pelo menos terei ainda muitas coisas para me divertir, como por exemplo o meu barrigao pra frente e a minha bunda mucha quando eu me olha no espelho...(risos ).

Tio, grande satisfacao em ler seus textos.

PS.: Perdao a falta de acentuacao, mas teclado de computador Alemao nao tem as acentuacoes q temos no Brasil.

Grandes abracos!!!

Michel Raya Cabral de Souza

Unknown disse...

Texto profundo e reflexivo.
Parabéns