segunda-feira, 23 de novembro de 2009

COISAS DE CAMPINA GRANDE - 03

COISAS DE CAMPINA GRANDE – 3


Parece que o vento do Catavento, do meu artigo Campina Grande- 2 soprou a meu favor, quando, com a maior surpresa o Escritor e Jornalista Harrison Oliveira, trouxe uma fotografia, datada do ano de 1925, justamente de 84 anos atrás, mostrando o local, onde se instalou a da praça João Pessoa, com a Rua Sólon de Lucena e Rua Irineu Joffiles, onde está localizado o famoso Catavento, perto da Padaria S. Joaquim que o Orlando Correia se confrontou comigo nas coisas de Campina Grande, dizendo que eu não conhecia, me deixando com esta interrogação...

Bem, meu caro Orlando, você perdeu mais essa contenda, quando o espírito de Chico Maria, naturalmente em combinação com o de Chico Xavier, baixaram num centro espírita, mandando por intermédio do seu querido filho, Harisson Oliveira, uma foto do Catavento, do ano de 1925, cuja cópia terei o prazer de lhe presentear, servindo de prova de nossa maratona sobre a nossa Campina Grande. Bem que o nosso Harisson(Tota) me avisou que estava recebendo algumas comunicações extra-sensoriais que ele não sabia decifrá-las e, sabendo que eu já havia freqüentado esses ambientes, me deixou de sobreaviso do acontecimento inédito para os estudiosos da história de Campina Grande.

O Erickson Dias, tendo vivido em Campina Grande e muito interessado nessas notícias, vendo a entrega solene da foto do CATAVENTO, sem pensar, foi logo dizendo:” isso não é possível, pois morei na Rua Sólon de Lucena, justamente nesse local e nunca vi esse danado de Catavento? Seria num subterrâneo?” É, meu caro Erickson, você é um jovem e este evento é quase da fundação da cidade.

Mas, o Erickson, como sempre, muito combativo ainda saiu dizendo que não se conformava e achava que aquilo era uma montagem; solicitando a foto para submetê-la a uma pesquisa científica, me convocando para irmos aos laboratórios fotográficos da cidade do Recife e, só depois da falar com a sua tia, mostrando essa peça rara, para declarar o resultado – sim ou não, transcrevendo em seguida, nos Jornais de Campina Grande, o fato histórico da cidade.

Ccabral-nov.2009

Nenhum comentário: