segunda-feira, 23 de novembro de 2009

COISAS DE CAMPINA GRANDE - 01




Garimpando algumas notícias do passado, do tempo da última Guerra de 39 a 45, quando eu era menino em Campina Grande e, como aquela cidade sempre saia na frente com as novidades, graças aos seus inventores e imitadores, lembrando os espetaculares artistas – os Carocas, que modificavam os revolveres nacionais, transformando-os em legítimos Smith-S, que enganavam aos mais experts em armas. Outro artista especial era o Zélomaterno, pintor excelente, que enganou até à Coletoria Federal, fazendo selos de consumo e, vendendo-os a baixo custo, levando àquela Repartição à falência.

Assim, nem precisa dizer o que aconteceu na cidade, o coitado do Zelo foi preso mas, como o artista era uma pessoa de bom comportamento o soltaram e o convidaram para fazer parte do grupo de desenhistas da Casa da Moeda, no Rio de Janeiro e o Zelo, já escaldado declinou do convite pois entendeu que queriam prendê-lo e matá-lo enforcado feito o Tiradentes e chamá-lo de Tiraselos..

Outro inventor, que não o conheci e nem lembro o seu nome, foi aquele artista, embalado nos acontecimentos da Guerra, construiu um Tanque de Guerra, usando todo material disponível e a sua inteligência, considerado a maior obra prima e de poder de destruição inigualável, para se opor aos famosos Tanques alemães que estavam acabando com os americanos. Assim, o nosso cientista trabalhou cerca de um ano na confecção dessa arma mortífera e, finalizada a construção e colocada para funcionar, em teste para o público, devido ao seu grande peso, o motor não teve forças para movimentá-lo, havendo uma explosão que desintegrou a temida máquina da morte e o seu inventou entrou em órbita, não se sabendo o seu paradeiro.

Espera-se, com os lançamentos dos foguetes interplanetários, se encontrem os restos do infeliz inventor do Tanque de Guerra Paraibano. Até o presente, procura-se saber o nome do artista para render uma homenagem, colocando uma placa histórica num logradouro público. Moral da história: o cientista tinha projetado o Tanque com Asas e,devido à pressa, não às colocou no lugar...

Ccabral-out.2009

Um comentário:

Unknown disse...

Clóvis

Lembramças... Saudades...
Grande sensibilidade
Finalmente, tudo que voce escreve, sempre deixa aquele gostinho de venha mais
Como sempre, Parabéns