terça-feira, 8 de setembro de 2009

TORREIRO OU TORRESMO









Ah, meu Deus, só aqui no Recife é que entendi que os pedacinhos de toucinho de porco, assados vendidos em cuia, em Campina Grande, que eu gostava tanto, nessas bandas de cá, tem o nome certo de Torresmos e não Torreiros, vendidos na Feira, com aquela grande exposição de sacos e mais sacos nas bancas. Acompanhando a minha mãe para ajudá-la a carregar a feira, eu tinha certa regalia, provando de tudo, inclusive os famosos Torreiros, sem nunca causar qualquer desabamento intestinal, nem qualquer desmonência. Está provado que eu era um experimentador juramentado, que hoje se chamaria de “degustador”.

Penso que hoje não existe esse tipo de iguaria, nas feiras livres, devido às precauções com relação às gorduras. Entretanto, sendo uma alimentação para os pobres, que comem até pedra de fogo, sem problemas, tudo continua – com o nome certo ou errado de TORRESMOS OU TORREROS.

Com o nome de Torreiros ou Torresmos, sempre enchi a barriga, começando pela experimentação, hoje degustação e, em casa todos comiam como um prato especial, com feijão e cuscuz, pois não havia o tal regime alimentar e sim a necessidade de se alimentar. O problema era ter o que comer e pronto...

Quando escrevo estes registros, lembro sempre do peste do Isaltino Bezerra, chupando, um talo de abacaxi na Feira de Campina Grande, perto de um matuto, tentando pedir o seu Talo – sorrindo,dizia:” seu Zé me dê o Talo”...

.Depois da confusão de Torresmos e Torreiros, mesmo sem ter condições de comer gorduras, devido à minha velha-sícula( vesícula) estar uma Pedreira, eu prefiro os TORREIROS, para salvaguardar a minha condição de Matuto da Paraíba.

Um comentário:

Unknown disse...

Clovis
Voce sabe valorizar as pequenas coisas.
Eu o admiro por isso, porque muitas vezes as mais simples se revestem para nós de uma suma importancia.
Parabéns pela bela inspiraçao