terça-feira, 8 de setembro de 2009

TEMPOS QUE NÃO VOLTAM MAIS - CLE-CLE-CLO



Relembrando os tempos passados, quando os Colégios promoviam excursões na conclusão dos seus Cursos, bem como à colação de Grau, com os Padrinhos entregando os anéis aos concluintes, presentes as famílias dos homenageados, e toda a sociedade presente; Paraninfo, Patrono e o Representante da Municipalidade, constituindo um evento marcante na vida do formando.

Na minha Campina Grande, quando terminei o meu curso de Contabilidade na Escola Técnica Municipal, como o dinheiro era quase nada para comprar o anel, não compareci à colação de grau, mas, me alinhei para a Excursão, que foi de avião a Natal, no Rio Grande do Norte. Lembro-me ainda, que a turma da excursão foi pequena, mas muito divertida. Tive o prazer de juntar-me a um grupo espetacular, colegas fabulosos, dos quais cito, minha grande amiga Beliza Reis e por acréscimo a sua irmã Clélia, convidada de honra da Turma.

Pouca gente sabia, que a Clélia seria um destaque, devido aos seus conhecimentos musicais como exímia pianista. Em um dos encontros, no Grande Hotel, Clélia abafou, tocando músicas clássicas para os presentes nos salões do Hotel, causando um estrondoso sucesso. Em tom de brincadeira, um viajante do Recife, hospedado no Hotel, admirado com a apresentação, perguntou-me : isto é música de Chopin? Eu disse-lhe: isso é música de Brahminha que você está tomando e cale-se para ouvir a melodia da jovem. E, o peste, meio melado, ainda perguntou: e não vai tocar Muié Macho, sim, siô? ...

Este é um pequeno relato de uma grande excursão da Turma de Contabilidade do Colégio Municipal de Campina Grande e que infelizmente não coloquei os nomes dos demais colegas, mas, lembro ainda das fisionomias alegres, dos anos 1950, cujas fotos ainda tenho como recordação, que poderei incluir num livreto que pretendo lançar, ainda este ano. Enquanto não publicar o livro, tentarei lembrar-me dos nomes dos colegas.

Com relação a CLE-CLE-CLO, abro o pacote da curiosidade, incluindo um CLE, que é o nosso querido amigo CLEOFAS REIS, jornalista, irmão de Clélia, que acaba de fazer uma crônica, enaltecendo os valores artísticos de sua querida irmã – Cle – Clélia. O Clo está alegre, pois até que enfim, o Cleofas teve a coragem de desvendar este segredo de família, guardado em sete chaves; bradando para todos os cantos – CLÉLIA REIS é uma grande pianista que Pernambuco adotou. Claro, que quem diz melhor de Clélia é uma pessoa que entende de música, cujo texto será publicado em Jornais do Recife. Daqui, o pobre marquês – Clovis Cabral(Clo)assina em baixo...

Nenhum comentário: