sábado, 12 de setembro de 2009

ONTEM E HOJE






ONTEM E HOJE


É agente falando e o tempo passando num ritmo acelerado, sem percebermos qual a sua velocidade, para que lado, se pra frente , pra cima, pra baixo. Está provado que a grande força e inteligência, que comandam todas as ações, é a dupla perfeita –Natureza e o Tempo. Nada, nesse mundo acontece sem a ação desses dois agentes poderosos que, muitas vezes são esquecidos e estão pertinhos de nós. As expressões:: aconteça o que acontecer; só o tempo vai apagar; espere o tempo; a natureza é pródiga; a resposta o tempo dará; já se foi o tempo; aguarde, o tempo vai melhorar e centenas de outras frases que passamos o dia todo pronunciando, sem notarmos que estamos trabalhando com a Natureza e o Tempo.

Vou escrever, por exemplo, do nosso atual Presidente Luiz Inácio da Silva – Lula, que na época do Governo Militar, quando eu esperava um amigo no Aeroporto Guararapes, observei o Lula, líder sindical, isolado num canto de parede, sentado sozinho, com aquela cara feia e de poucos amigos, como era característico. Vendo-o assim, disse ao meu sobrinho: vou conversar com o Lula. Aí, o meu sobrinho João disse-me imediatamente, não vá meu tio, porque o senhor pode se complicar, pois ele deve estar vigiado, por todos os lados, sendo naturalmente filmado. Assim, levando em consideração o tempo passado e o presente, perdi a virada do tempo, ficando no passado e o Lula no decorrer do tempo, tornou-se Presidente. De hoje por diante, tornar-me-ei um tempestivo juramentado. E, o tempo voltou-se contra mim – sal grosso da natureza por cima do pobre marquês.

No tempo presente, o que estamos vendo é aquele metalúrgico, sindicalista Lula, como Presidente, pois entendeu que o tempo iria dar uma resposta, pois a .natureza é pródiga. Agora, meus amigos, o Lula Presidente é outra figura. Aprendeu a rir, se vestir de acordo com a moda, fala sobre até o que não conhece, valendo o tempo de Presidente do Brasil;fala sobre economia, política internacional, já é conselheiro de outros Presidentes e, achou pouco, descobriu uma fortuna de petróleo no fundo do mar, uma tal de uma gasosa chamada Pré-sal, que a nossa querida Natureza lhe presenteou, mas com o compromisso de enfrentar o Tempo de sua saída - Natureza Morta...

Que o tempo traga mais um desnaturezado, tempestivo, porque a banda já passou, entoando – adeus amor, eu vou partir. Que o Lula, não fique como os ex-Presidentes dos Clubs de Rotary, pensando que são Presidentes o tempo todo, com aquele palavreado próprio, pensando que são o “cão do segundo livro”

Moral da história, não falei com o Lula pobre, nem tão pouco, com o Lula Rico, me lasquei no tempo e na Natureza, estou comendo rato, como aposentado do INSS. Foi pouco...
Ccabral-set.2009

Um comentário:

Unknown disse...

O tempo que o tempo tinha....alguma coisa assim eu também já ouvi. Pode-se concluir que a gente jamais deveria ter medo de ser filmado junto de um barbudo sizudo homem...Preconceitos e medos são aliados do tempo. Podem ser construídos e consolidados, como também destruídos e apagados...
Um abraço fraterno,
Telma