sábado, 25 de setembro de 2010

OS CANÁRIOS DA TERRA DESAPARECERAM?



Um registro lamentável para a cidade do Recife, é o triste desaparecimento dos famosos canários da terra, que tanto alegravam a cidade, com os seus cantos e cores amarelas, simbolizando a nossa bandeira nacional. Lembro, que no meu tempo de menino, em Campina Grande, eu criava os bichinhos com muito zelo e amor e, às vezes, burramente os colocava para brigarem com os outros, naturalmente em busca de um troféu da eterna ignorância e que hoje ainda me arrependo, pedindo perdão, reconhecendo que os passarinhos não tem ódio, não projetam nada que não seja a finalidade de cantar, cantar e cantar para nossa alegria, na tentativa de ensinar aos humanos o que é viver cantando...

Chegando da Paraíba, fiquei emocionado, no Clube Português, quando observei uma quantidade enorme de canários tomando banho num pequeno lago artificial, na entrada do Club, sem ninguém molestá-los, pois existia um perfeito entendimento entre as pessoas e os passarinhos, naquela época. Em outra oportunidade, quando fui convidado para pertencer ao Rotary do Recife, justamente na minha posse, na hora do meu padrinho, Aldemar Lafayte, colocar o distintivo na lapela do meu paletó, os canários cantavam, aplaudindo como reconhecimento àquele que tanto os amou. Creiam; esta foi uma homenagem que recebi, de mais alto valor, que sòmente este privilegiado entendeu, pois foi expressada pela natureza, vindo dos nossos canários, que se alinharam no teto do salão de recepção do Club. Esta, é mais uma história que se passou, no ano de 1965, há 45 anos.

Agora, vamos, infelizmente, ao verso da medalha, quando estamos assistindo a ausência de nossos canários. Eles não tiveram condições de enfrentar o rolo compressor do desenvolvimento, fugiram para o interior, pois o bicho homem não respeita nem a mãe-vida. É, eles bateram asas, levando muitas experiências de nossa brutalidade mas, deixaram o seu representante maior - o BEM-TE-VI que resiste tenazmente, não abandonando o seu canto de Guerra – “ BEM-TE-VI, BEM-TE-VI, DAQUI, NÃO SAIREMOS, ENQUANTO UM DE NÓS EXISTIR, NÃO POR VINGANÇA, MAS POR ESPERANÇA...”

Assim, convido o Ornitólogo, Severino Mendes, que se entende muito bem com os passarinhos, para criar um programa para a volta de nossos majestosos canários da terra, provando o seu amor e dedicação aos passarinhos do Recife.
Ccabral-set.2010

Nenhum comentário: