quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PASTORIL OU REIZADO


Clóvis Cabral

O Planalto está sendo iluminado para o grande festival dos políticos, nos moldes dos Pastoris e Reizados. O Palco não poderia ser melhor e os seus componentes já estão alinhados para este Mega Evento que marcará a vida política do País, envolvendo todos os brasileiros para uma nova experiência – a mulher no Poder da República.

Mas, relembrando as festas de Natal e ano novo, quando as cidades do interior do nordeste se preparam para festejar esta data cristã, quando todos se abraçam desejando saúde, paz e prosperidade, recorda-se, também, as brincadeiras de Pastoril e Reizado, manifestações alegres dos nossos passados.

O Pastoril, por exemplo, é uma festa muito bonita, sendo representada por moças e rapazes vestidos de Encarnado e outros de Azul, para disputarem a melhor apresentação, das chamadas pastorinhas, com as suas categorias definidas.

Vamos qualificar as pastorinhas da seguinte maneira: MESTRA: Diana, CONTRAMESTRE, Ninguém. SEGUINDO-SE, Cigana, Borboleta, Florista e Verbena, com as suas belíssimas evoluções, fazendo um grande confronto entre os torcedores do cordão encarnado e do azul, parecendo a eleição para Presidente da República, quando os eleitores correm atrás dos seus candidatos preferidos.

Enfim, vence o cordão encarnado e a Mestra vai logo dando um Golpe no Contramestre, dizendo que o cargo vai ser incorporado, eis que, o mesmo foi DELETADO e, agora, nem o REIZADO vai ter vez, pois o seu tempo passou, seu pastoril está desativado para sempre e vá dançar em outro terreiro...

Como fiz um contrato pra não colocar o nome de ninguém nessas minhas brincadeiras, os leitores fiquem à vontade, colocando os nomes da Presidente Dilma e do Lula, ou de outros, com todo respeito às autoridades constituídas e, dessa forma, não quebro o meu compromisso. Felizmente, estou encerrando o meu balanço com saldo positivo, tendo que pagar imposto de renda, não sei pra quem...

Um comentário:

Unknown disse...

Clóvis
Que bonito esse seu evocar dessas lembranças.!
Elas nos deixam um gostinho de venha mais, e nos levam a outras saudosas lembranças.
Por conta de tudo isso, mando-lhe aquele abraço