segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

100 PRETENSÕES...



Covis Cabral

À primeira vista, este título nos deixa confuso o seu significado. Seriam 100 desejos frustrados, 100 pensamentos perdidos, 100 objetivos não alcançados ou, 100 vitórias na vida? É, este numeral foi colocado, de propósito para confundir e tornar esta brincadeira interessante, transformando-a em um título de um livro que pretendo escrever, com apenas 100 histórias em pequenos artigos, dando continuidade à minha maneira de narrar certos fatos cortiçalmente leves e sem nenhuma pretensão de me tornar famoso em coisa alguma.

Depois de escrever o primeiro livro – BALANÇO DE UMA VIDA, em 2007, constante de minha autobiografia e outras conversas, gostei dessas prosas e continuei a rabiscar outras crônicas, pois já me acho bastante lubrificado, pensando que sei escrever. Resultado, preparei mais 170 croniquêtas, dando o apelido de livro nessas doideiras e, colocando o título de HISTÓRIAS DE UM FURDUNCEIRO, que farei o lançamento ainda neste mês de janeiro, numa reunião do Rotary Clube Frei Caneca. O livro em questão, me serviu como ensinamento, me dando a coragem de escrever sobre assuntos complexos, me contendo pra não entrar no lado da contestação, seja na política, na História, na Religião ou na Ciência Social, pois não entendo dessas matérias. Quero destacar a minha obra prima, que foi a foto da capa, que fiz há uns 15 anos, numa madrugada, na saída do sol, na praia de Boa Viagem, que ofereci ao Editor Tarcisio Pereira e às suas competentes assessoras, Andreza de Souza e Maria do Carmo Oliveira, perguntando se aquela fotografia iria servir para alguma coisa. Então, disse-me o Tarcisio: aguarde o milagre dessas duas Santas, que colocarão as águas por cima das nuvens e vice-versa, para observação da linda capa, vista de um lado e de outro, provando o seu milagre, pois o livro não ficou molhado, graças à sua perícia e zelo dos seus produtos.

E, novamente tentarei outro milagre, com o terceiro livro, com 100 textos, cujo título será– 100 PRETENSÕES, no mesmo seguimento de pequenas crônicas sobre o cotidiano e histórias do passado, sem nenhuma pretensão de me tornar Campeão, pois sou torcedor do Fluminense Carioca, há 60 anos e que estava há 26 anos sem nenhum campeonato. Portanto, campeão mesmo é o FLUMINENSE, tricolor do Rio, que ainda tem três torcedores - Juarez Farias, Presidente da Academia Paraibana de Letras, José Tavares, Empresário Comercial e Clovis Cabral, os últimos dos moicanos, de João Pessoa, Campina Grande e Recife. 3-01-2011

Nenhum comentário: