sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

TRIBUTO A DOIS POLÍTICOS PERNAMBUCANOS


Clovis Cabral

Dois Gigantes vistos por um Pigmeu, seria o subtítulo dessa crônica, que tenho a coragem de escrever, fazendo uma pequena homenagem a dois Pernambucanos que saíram do Poder Público, não em definitivo, pois têm compromisso com o seu Estado. Confesso; a minha coragem é devido ao meu pouco conhecimento de política para falar a respeito dessas duas personalidades. Entretanto, como observador apenas , com a minha experiência de vida dos meus 78 anos, vivendo no Recife, trabalhando e estudando desde 1958, acho que sou testemunha da atuação de duas figuras que fazem parte de nossa História Política.

1 - Quanto ao primeiro, que o acompanhei de perto, quando aqui cheguei, ele já era um grande atuante do Diretório Central dos Estudantes, muito moço, mas com os rumos de uma grande liderança. Se não me engano lá pelos anos 60, pois eu já tinha chegado no Recife em 1958, para a minha missão de trabalho e tentando estudar com grandes sacrifícios, não sendo desta forma um estudante, mas um trabalhador na minha profissão de contador que exerci na firma do meu irmão Sebastião Cabral – Costa & Cabral.

Voltando a falar a respeito do primeiro homenageado, resumidamente darei os lugares por onde ele passou na Política Brasileira: exercendo por quase cinco décadas, os mais altos foros do País; a Assembleia Legislativa de Pernambuco, durante todo mandato; a Liderança do Governo; a Câmara dos Deputados – duas vezes Deputado Federal, sendo seu Presidente; o Governo de Pernambuco, 1979 a 1982; o Senado Federal – em cinco Legislaturas; os Ministérios da Educação e do Gabinete Civil da Presidência da República e a Vice-Presidência, em dois mandatos consecutivos, no período de 1995 a 2002.

2 - Com relação à segunda figura, que tive aproximação por intermédio do Rotary Clube do Recife, organização a que pertencemos. Eu também diria: a sua saída, mesmo temporária, é uma perda para Pernambuco e o País. Atuou como Secretário de Educação ; como Professor Catedrático de Direito da UFPE do Recife; como Prefeito do Recife; Governador do Estado e Deputado Federal, administrando com toda seriedade. Diferentemente de outros políticos, é um profundo conhecedor da Ciência Política, de quem, o Brasil tanto necessita. É uma pena que o País não conte com um político desta estirpe e tenha que aceitar uma Tiriricagem & Cia. Que troca!!!

3 - Aí, é que entra o Pigmeu, que sou eu; lembrando o ex.Ministro e ex- Governador da Paraíba – José Américo de Almeida: VOLTAR É UMA FORMA DE RENASCER E NINGUÉM SE PERDE NA VOLTA... Claro que não estou dando conselhos, pois não sou político mas, não abandonem o nosso Estado, onde colaboraram na sua Administração e construíram as suas famílias com toda a dignidade. P e n s e m...

Homenagem de honra a Dr. Marco Antonio Maciel e Dr. Roberto Magalhães

Transcrito no blog - clovispe.blogspot.com

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns! È raro o reconhecimento e homenagens àqueles que já não estão em plena atuação, ou seja, ocupando cargos.
Como sugestão, poderia escrever outra crônica para lembrar ao povo pernambucano as grandes contribuições que esses dois importantes e queridos políticos deram a Pernambuco e ao Brasil. Seria um exercício para se aprofundar na política e um serviço de grande utilidade ao povo pernambucano (pelo menos, aos que leem o seu blog).