terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ESCREVA AS SUAS MEMÓRIAS





A melhor maneira de você conhecer a sua vida, é sem dúvida, tomar a decisão de escrever a seu respeito, fazendo as suas memórias. Ao escrever a sua vida, no início, os relatos aparecem um pouco encabulados, cheios de dúvidas, medo de não agradar aos leitores pela sua maneira de dizer as coisas, usando ou não palavras bonitas. Vai chegar o momento que lhe faltará histórias para contar, mas não se apavore, pois isto é comum; é devido à quantidade de fatos que estão na sua mente, querendo aparecer em primeiro lugar, como se fossem pessoas desejando contar a sua história.

Uma maneira prática para não interromper o tráfego de notícias de sua mente para o papel, é fazer antes de começar a escrever, uma relação de cada título e, com certo tempo, começar a escrever cada história, fazendo valer aquela que mais você tenha a lembrança dos detalhes, porque isto será um começo e um treinamento para perder o medo de escrever.

Note, que cada dia, a sua relação de histórias vai se movimentar pra menos e pra mais, naquela concepção de que um assunto chama outro e vai se desenvolvendo a sua maneira de dizer as coisas sem procurar imagens espetaculares, se tornando natural o desdobramento de outros assuntos com novos enfoques.

Depois desses passos iniciais, tudo vai ficando claro, você vai identificando a sua força da mente, falando de coisas que jamais você imaginou, como se tivesse descobrindo segredos em você mesmo, a ponto de se tornar reticente sobre determinados casos. Mas, não vacile, vá em frente, porque muita coisa nova irá aparecer, devido a nossa caixa preta, naturalmente estar se abrindo pela primeira vez e os assuntos estão comprimidos na mente, querendo uma oportunidade para exercitar.

Agora, como o amigo(a) já perdeu o medo, escreva, porque você vai descobrir, apenas, que tudo será normal, faltando somente um controle para não escrever muito, porque os assuntos estão exigindo a sua participação efetiva de uma viagem de regresso no tempo, fazendo-o vibrar com tantas alegrias de um passado maravilhoso, do qual somente você poderia descrever com tanta precisão – a sua vida...

CCABRAL-DEZ.2009

Nenhum comentário: