segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

ACADEMIA DE LETRAS - PRAIA DE BOA VIAGEM




A Academia de Letras de Boa Viagem sofre um forte impacto, com o triste falecimento do seu primeiro Presidente,o Advogado Dr. Rinaldo Ruy de Carvalho, cadeira número 1. Como fui o incentivador do nosso Presidente Ruy, para que ele escrevesse o livro de suas memórias e, naturalmente, como ninguém,ele era um conhecedor do jogo da vida, não foi fácil escrever o livro – Repisando as Minhas Pegadas, onde contou, a sua caminhada, cheia de emoções, falando a respeito de sua vida, como estudante, como comerciário, como dirigente sindical e como político, partindo de Glória de Goitá, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, retornando à sua querida Recife.Como o Ruy era um admirador do meu coestaduano José Américo de Almeida, eu lembraria a frase: voltar é uma forma de renascer e ninguém se perde na volta...

O Movimento Militar de 1964 o fez deixar o seu Recife, indo para o Sul do país, onde firmou as suas novas bases, conforme os seus relatos no seu livro, quando ele afirma os problemas que teve que enfrentar, em vista da situação política do seu passado. Mas, como os outros políticos, foi anistiado, voltando às suas origens, com mais experiências e mais disposição para o trabalho, como Advogado, que era a sua profissão.

Espírito alegre, grande amigo pra qualquer parada, contador de piadas inteligentes, muito culto, gostava de boas bebidas, brincalhão e, estava iniciando o primeiro estágio de furdunceiro, sobre a minha orientação.A sua primeira lição de Furdunceiro, foi quando ele fez questão que eu fizesse as orelhas do seu livro e eu aceitei dizendo”: está bem, mas como eu sou direitista juramentado faço a do lado direito e você , a do lado esquerdo, para que tudo fique autêntico.”

Às vezes penso, será que Ruy viajou a tantos países, procurando o segredo da vida? Conheceu um punhado de lugares, mas com certeza, felizmente ele não conheceu a grande viagem, que nem usamos o passaporte – porque é a viagem de volta, Eis que, estamos por essa terrinha, fazendo um treinamento pra NADA. É isso aí camarada Ruy, a sua volta ao cosmo, traz para aqueles que o conheceram, uma alegria triste. Alegria por conhecê-lo e tristeza por perdê-lo. Este é o jogo da vida, que comparando à contabilidade – o débito é igual ao crédito, ou melhor; tudo que deve tem haver – é a regra...

Clovis Cabral – jan-2010

Nenhum comentário: