segunda-feira, 18 de outubro de 2010

UM VIRA-LATA DE LUXO


Ccabral-out.2010
Como qualquer criança, gostava de animais, especialmente cachorros, carneiros, porcos, jumentos, galinhas e passarinhos. No decorrer do tempo, fui esquecendo os animais, substituindo-os por outras atividades decorrentes do aumento da idade, me divertindo com outras brincadeiras – futebol, dança e namoricos, seguindo-se o estudo e o trabalho para a manutenção da vida .

Agora, como aposentado e sem nenhuma atividade há doze anos, parece que estou mais receptivo a alguns fatos novos que se passam, constituindo surpresas agradáveis, tudo indicando que a vida nova,a velha, tem muita coisa a apresentar, que antes passava despercebida em vista de muitas atividades no passado. Mesmo com a visibilidade um tanto ofuscada, passa-se a olhar as coisas com mais consciência de detalhes, compensando aquela vista limpa que se tinha, com a pouca idade, tornando-se muito natural, exceto daquele que já está operado de catarata, quando teve a sorte de uma boa cirurgia, o que não foi o meu caso, pois o olho que estava ruim ficou bom e o outro que estava bom, ficou ruim. Felizmente, como sou direitista, lascou-se o esquerdista. Salvou-se a aparência do olho esquerdo, recebendo um desconto negativo de 80%, só vejo 20% e o médico ainda disse:”você é um homem de sorte”. Tive vontade de dizer; Dr., soque esta sorte no seu... Mas, bode bom não berra!!

Entretanto, virando a página do azar, vou contar um lado que tanto me emocionou. Fazendo a minha caminhada pelo calçadão da Praia de Boa Viagem e quando estava sentado, chegou um cachorro vira-lata, bem limpinho, sem dono e, se aproximou de mim, me cumprimentando com o balançar do rabo, me atentando como se estivesse esperando o meu cumprimento e como olhei para ele, naturalmente no seu entender, observou que este velhote teria confirmado o encontro e chegando-se junto de mim, levantou a patinha dianteira, colocando-a no meu colo, como poucas crianças assim procedem. Emocionado, aceitei o cumprimento educado do vila-lata e, infelizmente não tive nada para lhe oferecer mas, guardo comigo, o melhor cumprimento da vida, lembrando o famoso Charles Chaplin, Carlitos – no filme O Garoto- Vida de Cachorro.

Nenhum comentário: