segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ALMANAQUE CAPIVAROL


Clovis Cabral

Reedição do Almanaque Capivarol com as suas cartas enigmáticas está na moda do pesquisador das crendices populares, o jornalista Josué de Oliveira que aportou em Recife, após ter sido expulso de Alagoa Nova, na Paraíba e escreveu a meu respeito, com a finalidade de me levar para o seu curral, fazendo o meu nome com as letras separadas, se escondendo, por incrível que pareça, atrás dos pontinhos, denominando essa burundanga de Anograma e Sincopada, querendo me pegar na curva da sabedoria e me nomeando de “sagrado”. Paciência seu Mané, matuto é o bicho que mais se parece com gente. Venha devagar que o santo é de barro...

O peste – Josué, que deveria ser chamado de Cosué, ou Crosué, começando com “C’’, indicando Cão, seu predileto companheiro da Farda Infernal, sabe muito bem que eu também sou da mesma laia fugitiva paraibana que se escondeu nesta bela cidade, mas com uma pele de cordeiro sem ser a de Chico – o Brabo.

A letra O, que Josué me ensinou que vem do Oriente; deve vir do Oriente Eterno, de onde o competente jornalista foi transportado com aquela barriga cheia de informações científicas para salvar este mundo, usando a fórmula mágica – Tiriricana. Oxente, seu Zé – só tem abestado em san palo...

A letra “S”, sim, senhor, o Mestre Sala, Josué está criando uma comunidade dos gordinhos, para provar cientificamente que a sua barriga é decorrente do seu alto grau de cultura e inteligência, já comprovados por todos os Institutos de Nutrição do Mundo, com a sua chancela.

A letra “U” é a cara de Josué, que prega a união dos Brigões, Chico x Fernando, componentes do Clube dos Fulleros da Praia de Boa Viagem, organizando uma parada contra a violência, desfilando de braços dados com os dois excelentes companheiros, juntamente com uma guarnição da Policia Estadual, pronta para qualquer eventualidade ...

A letra “E”, - Josué, já ERA. Dr. Antonio de Oliveira, vai entrar com uma ação JUDICIAL para retirar o sobrenome – Oliveira, de Josué, pois está colocado indevidamente, eis que o certo seria TIROLIVEIRA...

Nenhum comentário: