segunda-feira, 12 de julho de 2010

DIAS DE GARIBALDI

Por mais que o meu companheiro Ranulfo Andrade me critique a respeito das coisas que escrevo dos assuntos da terrinha, quando me lembro já estou na estrada asfaltada e bem conservada que me leva à Campina Grande – o meu berço. É natural que a gente fale das pessoas das quais, trazem um grande prazer quando as relembramos, o que estamos fazendo neste momento - matando dois coelhos de uma cajadada só...

Agora vou falar do amigo Garibaldi Dias, meu vizinho da Rua Solon de Lucena, em Campina Grande. O Garibaldi, que não é o italiano Gioseppe Garibaldi, que não é político, mas pra não fugir à regra, é filho de militar, sem nunca ter sido revolucionário, batalhou, mas no trabalho e nos estudos, pois foi sempre um estudante dedicado.

O nosso combatente Garibaldi, fez concurso para o Banco do Brasil, trabalhou com afinco em várias cidades da Paraíba e terminou a sua jornada em Pernambuco, seguindo os meus passos e combinamos marcando o passo no Carnaval do Recife, onde desfilamos vitoriosos na avenida, juntos com os inocentes do São José, onde desfilavam somente os que tivessem o nome de José e nós mudamos os nossos nomes, pra ter o direito de balançar os cambitos Paraibanos na terra do Frevo.

Mas, os Dias de Garibaldi, atualmente são diferentes. Ele é internacional, ora aqui, ora ali, nos Estados Unidos, conversando com Obama ou tomando a sua Brahma, juntamente com a sua filha e família morando nos States. Vários emails que remeto pra ele, pensando que o distinto está em terras brasileiras e a resposta quando chega é em inglês e eu tenho que contratar um tradutor juramentado, pagando uma barbaridade para o trabalho de tradução. Volte, companheiro, pra conversarmos na praça João Pessoa, em Campina Grande, juntamente com Elísio Nepumuceno.
Ccabral-julho 2010

Nenhum comentário: