domingo, 28 de março de 2010

BOM DIA, BOA TARDE , BOA NOITE


Dando uma volta ao passado, lembrando os nossos bons costumes, quando pedíamos à benção aos mais velhos e, bom dia, boa tarde, boa noite, à todas às pessoas que encontrávamos, mesmo sem conhecê-las, como sinal de respeito e consideração. As boas maneiras, sempre foram cultivadas entre as pessoas mais simples, nas pequenas cidades e no campo, onde a seriedade predominava.

Com o desenvolvimento em todos os setores, os homens passaram a ser “máquinas”, perdendo a sensibilidade, passando a ver acima de tudo o interesse imediato, desprezando as boas maneiras de seus antepassados, retratos de uma convivência agradável e despretensiosa

Vejamos que situação grosseira: passamos por um soldado, que fica a noite toda rondando, sem proteção, pois o bandido está sempre na expectativa de atacá-lo tirando-o do seu caminho para poder nos assaltar. E, este mesmo soldadinho, ganhando uma miséria, arriscando a sua vida, para nos proteger, mal estruturado, mal alimentado, deixando a sua família sem nenhuma proteção, morando às vezes em favelas, em casas de madeira com lonas, dentro da lama, nada tem o que reclamar, pois está no seu ofício.

Agora, pergunto: você já deu um bom dia a um soldado, cabo, sargento, tenente, capitão, coronel de Fandango ou de outra patente? Aposto que não. O que pensamos, é incentivar a volta dos cumprimentos às pessoas, independente de sua condição social, seja soldado, guarda de higiene, guarda noturno, mendigo, carregador etc. Aos políticos, não precisamos nenhuma recomendação, porque nas eleições eles tanto dão os cumprimentos como exageram, até beijam, pois depois das eleições eles se escondem.

Esta é uma campanha que os Jornais - Fulleragem e Gibi Aquático, da Praia de Boa Viagem irão iniciar na próxima semana, para o que solicitamos das pessoas retribuírem os cumprimentos, sem pensar que se trata de nenhuma cantada de mal gosto...


c.cabral





Nenhum comentário: