segunda-feira, 4 de abril de 2011

REPOUSO MERECIDO


C.Cabral

1- O amigo Antonio Fernandes de Oliveira, ultimamente só fala em repouso e, como não consigo ver esse danado de repouso, enfrentei essa parada, com certa habilidade, para não feri-lo, fiz um certo cerco ao caboclo, entrando nas suas moitas para encontrar essa estrada que o leva para ao local tão desejado. Nesses casos, a gente não deve ir ao pote com muita sede pra não se engasgar e jogar a água fora – é o segredo secretíssimo. Se o assunto fosse a respeito de Botija, eu saberia como entrar e sair sem me arranhar e de bolso cheio. Mas, o assunto Repouso de Antonio, tem outras conotações, com envolvimentos perigosos.

2- Minha primeira tentativa, foi aceitando um convite para irmos a Carpina, aqui próximo do Recife, cuja cidade me deixou emocionado, devido se parecer muito com a minha Campina Grande dos anos 50, com aquela calma, povo alegre, até com cadeiras nas calçadas, para aquele papo sem futuro. Pensei, será que esse papo gostoso é o tão falado Repouso? Não! Seria andar pela feira, comprando bananas e laranjas, com precinho Zearaujo? Não. Que diabo de repouso é esse?

3- Falei com o vizinho de Antonio, reservadamente, e o velho Zuza sorriu e querendo entender, também essa história, disse-me: cuidado, não cutuque o Diabo com vara curta. O Tonho dizendo uma coisa nesta cidade, até o vigário da Diocese confirma na Igreja. O velho Zuza confessou que o Antonio é um santo do pau oco e merece todo respeito. Então, seu moço, vá devagar, devagarzinho pra não espantar os santos.

4- Atendendo aos conselhos do velho Zuza, enquanto o Antonio preparava o almoço – jaca, banana e laranja, sai pesquisando os cômodos da sua belíssima residência e, me dei conta do local que tanto procurava. Eis, aqui senhores curiosos, a placa pendurada, escrita em português: FIQUEM TRANQUILOS, É AQUI, O REPOUSO DOS BURROS, SEJAM BEM-VINDOS, ESTA É A SUA CASA, DESCANSEM EM PAZ, COMAM A GRAMA SINTÉTICA E DURMAM COM OS ANJOS. Tão vendo, companheiros, seu Zuza tinha razão, isto é mesmo o REPOUSO DO GUERREIRO – O BURRO ENTERRADO NUMA GARAGE, que ainda é mal-assombrado. 4/04/2011

2 comentários:

Unknown disse...

Eu também fiquei muito curiosa. Mas, pergunto : Você repousou? (rs)

ROTARY CLUB DO RECIFE FREI CANECA disse...

Meu caro Clovis,
Falando em repouso merecido, acho que está na hora de retomar as suas crônicas que nos enche de alegria e bom humor.
Desejo a sua volta o mais rápido possível.
Um grande abraço fraterno,
Telma