quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

APÊLO AO PREFEITO VENEZIANO VITAL DO REGO - CAMPINA GRANDE




Como filho de nossa Campina Grande e, sempre ligado aos movimentos dessa cidade, tenho procurado uma maneira de fazer uma Homenagem ao saudoso Prof. Anézio Leão, que foi também, Vereador / Presidente da Câmara Municipal. Escrevi um livro em 2007, com o título BALANÇO DE UMA VIDA - De Campina Grande ao Recife, registrando a minha vida na cidade e, prestando a minha homenagem ao Mestre, transcrevendo alguns trabalhos de sua autoria.
.
Morando em Recife, há 50 anos, acompanho, de longe, a vida da minha cidade, onde vivi a minha mocidade até os meus 26 anos – em 1958. Fui aluno do Prof. Anézio Leão, no tempo de jovem, como outros daquela época . Quando saía de Campina Grande para morar no Recife, fui avisar ao Professor, de minha decisão e ele, ao invés de conselhos, disse-me: tenho um presente para você!! E, como ele já sabia que eu teria que ir pro Recife, preparou a sua Gramática , escrita à mão, com duas canetas tinteiro, em duas cores, com 400 páginas,que tenho em meu poder, há 51 anos, com uma carta inserida no livro, fazendo o oferecimento do seu espetacular trabalho, que ora transcrevo, respeitando a ortografia da época.

Meu caro Clóvis Cabral:

O nosso despretensioso livrinho Aulas de Português – entrou no prelo ontem – às 20 horas. Guarde bem a data: 5 de abril de 1958

Sabe Deus o sacrifício que me vem custando o arrôjo, mas certo estou de que, quando partir para o além, algo de útil deixarei aos que ficam. Isto me conforta, é tudo para mim.

Pois este livro, este que ora lhe mando, é uma cópia quase literal dêsse arremêdo de Gramática - produto do meu esfôrço e rebento da minha dedicação.

Folheando-o, lendo-o, você me verá sempre através de suas páginas.

É seu: um presente do meu coração ao aluno esforçado e amigo valoroso.
Anézio Leão

Campina Grande, 5 de abril de 1958

Pensando, lembrei-me do nome do Prefeito Veneziano Vital do Rego, para solicitar a sua interferência no sentido de que a cidade de Campina Grande preste uma justa homenagem a um dos melhores educadores da cidade, colocando o seu nome em uma rua ou praça . As atividades do Professor e Político, justificam as homenagens que o povo de Campina grande deve lhe oferecer para o acervo histórico da Paraíba.
Como morei na Rua Otacílio de Albuquerque e conheci o pai do Prefeito - Tonico, me sinto à vontade como uma pessoa conhecida, pra sugerir a presente homenagem e espero ser atendido pelo bem de Campina Grande, que está sob a sua saudável administração.

Clovis Cabral
Av. Boa Viagem, 4040-801
Recife - PE CEL. 88567735 - email: clovispe@hotmail.com

Nenhum comentário: