terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PASSAGEM PELO CAIRO


CLOVIS CABRAL

Em 1983, estive viajando pelo Oriente Médio, quando tomava parte numa excursão pelas ilhas Gregas – Grecia, Jerusalem-Israel, Turquia e Egito. Naquela oportunidade, menos velho e admirador de Museus era o meu robe. Estando no Cairo, fui logo ao Museu Egipcio pra satisfazer a minha curiosidade pelos Faraós – Akinaton. Nefertiti, Tutaukanon e outros companheiros encaixotados, que nunca tinha ouvido falar, fora os que estão no Museu Britânico, em Londres, que eu já tinha visitado em outra oportunidade, lá nos ano de 1980, na minha missão de descobridor de meus antepassados. Conhecer o Museu do Cairo é uma guerra, pois tem gente do mundo inteiro pra olhar os faraós, como se fosse um encontro com parentes mortos, preparando um festival de reencontro familiar. De minha parte, encontrei alguns nojentos até parecidos comigo, mas fiquei no silêncio e, ao dormir sempre sonhei com aqueles botocudos me chamando pra ficar lá. Vai te danar, caras de bronze .Queria era voltar e cantar:” voltei Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço..”.

Passeando a pé, fui parar num cemitério, parecendo que era dia de finados, observando as pessoas fazendo refeição dentro dos túmulos, tudo na maior alegria, com alimentos de preferência, naturalmente do “extinto” como homenagem familiar. E, tome sujeira e poeira na homenagem aos mortos. E, tome festa, que não fui convidado, mas assisti de gaiato. Deu a entender que as pessoas que morreram, estão presentes ao Festival. Mas, é assim mesmo, cada povo com seus costumes e crenças.

Outra experiência no Egito foi entrar na Grande Pirâmide, com um esforço tremendo, andando numa tábua e de cabeça baixa, dando uma de Rato Cinzento e aqueles árabes mal vestidos estirando a mão e dizendo “propina, propina”. Pois é, entrei nesse buraco e só encontrei outro bocado de malucos olhando desenhos nas paredes, sujeitos ao pagamento da propina; lote de burros. Se papai, tivesse naquela excursão diria: TOMA LOTE DE CORNOS!!!

Pra encerrar essa comédia, tive a infelicidade de tirar uma foto em cima de um Camelo que, pra subir no desdentado e sujo que não simpatizou comigo, foi um Deus nos acuda e o dono do bicho ficou p. da vida porque lhe dei um dollar e tive que pagar 5.00 US$. Tudo bem, pegue seu camelinho e soque em Seu Hosni Mubarak. 15/2/2011

Nenhum comentário: