Clovis Cabral
Eita, Programação Lascada!!! Navegando pela primeira vez, depois de 53 anos. pelos Rios Capibaribe e Beberibe, para admirar o nosso Belo Recife e suas Pontes, Monumentos e vistas lindíssimas do Porto e Recife Antigo, convidado pelos amigos do Rotary Frei Caneca, Telma, Lela, Wilmar Medeiros e Paulo Roberto A. Silva. Confesso, é um desfile para os seus olhos, especialmente para aqueles que não conhecem esta atração, mesmo sendo recifenses. Tenho vontade de dizer a todo pernambucano: antes de morrer, leve essa imagem como agradecimento por ter tido o privilégio de morar nesta magnífica e bela cidade tão pouco conhecida. Observem seus rios dentro da cidade, suas Pontes, Palácios, Teatros, seus bonitos prédios que emolduram os seus rios, parecendo que estão anunciando: tudo isto, é um presente dos recifenses aos visitantes.
Esta programação é oferecida pelo Sesc, de Piedade, administrada por um pessoal especializado, conhecedor da história do Recife, recordando a época da fundação da cidade e sua projeção no passado.
Lembrando as histórias anteriores das tentativas de mostrar este belo panorama, numa outra época distante, um prefeito fez uma experiência, trazendo um famoso Barco, da Europa, ultra moderno, chamado Baton Mouche, para executar esta programação mas, não sei porque, fracassou o empreendimento e o barco desapareceu, aparecendo no bolso de algum navegador - que não foi o Cabral Paraibano.
Mas, voltando ao nosso Barco Mucho ou Mincho, que mais se parece com um curral de eguas, daqueles que carregam bois nas grandes enchentes dos sertões, que todos os vaqueiros conhecem,que nos deixaram apavorados quando da passagem por baixo das pontes, parecendo que íamos bater com as nossas cabeças, ficando todos degolados. O pior é que os competentes marinheiros gritam: baixem as cabeças lote de matutos, e cantem : PERNAMBUCO IMORTAL, IMORTAL. Que velhinhos difíceis de morrer!!!
Que. Coincidência: Partimos do Forte Cinco Pontas, onde Frei Caneca não foi enforcado, mas espingardeado. E, nós escapamos de sermos degolados em sinal de protesto pelos poderosos Portugueses, que naturalmente são os donos daquela embarcação de carregar Burros e, Bois
Terminada esta prova de obstáculos, voltamos para o ônibus, com porta fechada a cadeado nos mantiveram trancafiados até o Sesc de Piedade, desrespeitando até um Juiz da Capital, negando um seu pedido para estacionar em Boa Viagem, para deixar um seu amigo que escapou ileso dessa maratona infernal. Alegação: estão pegando velhos em Boa Viagem e o Sesc não tem seguro. Mais um teste de vida... 7/2/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário