segunda-feira, 22 de novembro de 2010

BALA DE BADOQUE


Clovis Cabral

Nome esquisito, Bala de Badoque ou Budoque. Mas, é verdade, esta comida se usa na Paraíba e, em Pernambuco. Todas as sextas, de madrugada, depois do jogo de voleibol dos idosos do clube Cri, de Boa Viagem, os velhotes alegres da Praia saboreiam com os convidados, numa fila interminável, o famoso Manguzá ou Munguzá, chamado em Pernambuco de chá de burro, não sei porque, pois burro come milho cru e esse é cozido, com leite e açúcar. Já na Paraíba, também apelidado de Bala de Bodoque, naturalmente por ser parecido com as bolinhas de barro que se usava para arremesso de estilingue ou arco.

Creiam; os velhotes podem não jogar bem, mas têm uma torcida muito grande e vestida à caráter, gritando o nome de seus ídolos preferidos. Este clube tem história; no Carnaval, no São João, dançando quadrilha, com seus trajes multicolores, vendendo camisas do clube, fazendo campanhas humanitárias.

O clube CRI – Clube dos Rapazes Inocentes, é quem inicia o Carnaval do Recife, no sábado, acordando os moradores da Praia de Boa Viagem, com orquestra e salva de foguetões, anunciando a chegada do Rei Momo em toda a Avenida.

Este movimento está fazendo parte dos programas de Turismo da Prefeitura da cidade do Recife, com anúncios em todo o Brasil e Exterior, mostrando as nossas festividades e suas belezas regionais. Portanto, convidamos todos os turistas para tomarem parte nestes eventos. OS VELHOTES AGRADECEM PELO COMPARECIMENTO – ALEGRIA, ALEGRIA...

Nenhum comentário: