Clovis cabral
Não sei se já existe no Brasil, um Instituto de Estudos Políticos , a exemplo do Brookings Institution dos Estados Unidos, do qual o Embaixador Lincoln Gordon foi o seu Presidente e Professor. Infelizmente o nosso amigo faleceu o ano passado, quando era ainda Professor Honorário daquela famosa e poderosa Instituição de grande prestígio no Mundo, fundada em 1916. Os grandes Políticos de todos os países são convidados para conhecer aquele modelar Estabelecimento, fazendo palestras e pesquisas, levando para seus países, grandes conhecimentos nos campos de desenvolvimento econômico e Ciência Política.
Com a amizade que tinha com o Lincoln Gordon, conversamos várias vezes a respeito de termos aqui, um Órgão semelhante ao Instituto Brookings, a fim de melhorarmos a qualificação dos nossos Políticos,bem como habilitar os estudantes desta matéria, formando Pesquisadores das Universidades Brasileiras para atingir um grau superior. É óbvio, que se trata de um assunto de alta relevância, envolvendo grandes investimentos que, naturalmente o Governo teria que participar, juntamente com os grandes empresários nacionais e internacionais. Isto, nos Estados Unidos é normal mas, aqui não é fácil. Acreditamos que o Brasil já esteja pronto para enfrentar estes novos desafios, pois contamos com um número razoável de Universidades com seus cursos de pós-graduação e doutorado.
Seria muito oportuno neste momento, quando temos políticos como Dr. Marco Antonio Maciel, Dr. Roberto Magalhães e outros Professores de grande vivência, disponíveis para iniciarem um projeto de tamanha envergadura, para que os brasileiros, sejam estudantes ou políticos, possam ter uma Organização de muita importância para a nossa região, ensejando a formação de pesquisadores e uma reciclagem para os nossos parlamentares, colocando-os a níveis desejáveis.
Como não sou político nem professor, sou torcedor do Santa, vou parando por aqui, pois Isto é assunto pra gente grande mas, insisto – estou torcendo pelo assunto, claro, se eu não for pagar por esta conta... 12/1/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário