domingo, 29 de novembro de 2009

OSCAR'S



As amizades não tem fim e começam espontaneamente, se tornando uma base profunda de uma boa convivência entre as pessoas. Conheci duas personalidades com o mesmo nome – Oscar, que marcaram a minha vida. O Oscar Adelino, no meu tempo de jovem em Campina Grande e Oscar Barbosa, no Recife. Hoje,o Oscar, advogado de grande prestígio na Paraíba, jogamos juntos no Internacional, bom atleta e amigo valoroso. Fundamos o Internacional Futebol Club, éramos amigos de festa e de papo nas praças de Campina, onde morávamos.

Das muitas vezes que tenho ido à terrinha, não tem sido possível encontrá-lo mas, com a companhia do grande amigo Zétavares, tomo conhecimento de toda movimentação do nosso Oscar Adelino que, trabalha em casa, por ser mais cômodo e, no seu escritório ficam os seus filhos o substituindo nas tarefas jurídicas, continuando os negócios no seu comando.

Parece que o nosso Adelino, tem um novo desafio – criação de Cabras, para o que, lhe ofereço o meu sobrenome CABRAL, pois dizem que os nossos antepassados em Portugal, eram criadores de Cabras, também. Penso até em propor uma parceria, aqui por Pernambuco, com a orientação de José Carlos Penna, com a finalidade de voltarmos à mesma tarefa que tivemos no Internacional Futebol Club. A sugestão do nome da empresa é OSCABRA NORDESTE LTDA ou PENNOSCABRA LTDA.

**************************************************

Outro grande Oscar na minha vida – OSCAR BARBOSA, gente de primeiríssima linha que, o conheci há muito tempo na Associação Comercial de Pernambuco – ACP, fazendo parte da Diretoria ou do Conselho. O Oscar era uma pessoa, tão boa e sincera, o quanto o outro Oscar de Campina Grande. Dos muitos amigos da ACP, destaco aquela figura séria, positiva, sem papa na língua, sempre defendendo o conceito da nossa Associação, fazendo valer a independência da casa, mesmo em tempos difíceis. O nosso saudoso Oscar, pra todos, sempre foi uma mola mestra perante os Empresários, levando aos poderes dos Governos, uma mensagem equilibrada e sem medo, mostrando a posição firme da Associação.

O companheiro Oscar foi sempre consultado para a Presidência da ACP, mas, devido aos seus grandes afazeres na sua atividade de despachante Aduaneiro – Agência Raposo, empresa centenária, sempre agradeceu, não aceitando o cargo. Falecendo, prematuramente, há mais ou menos dois anos, perdi a melhor amizade da ACP, entretanto, me aproximei do seu filho José Carlos, que o substitui e recebo aquela mesma fineza, quando o visito, me sendo oferecido o cafezinho, com as mesmas xícaras – marca de uma grande amizade...

Na fundação da Associação Brasil Holanda-ABH, O Oscar, juntamente com os companheiros Antonio Fabrício Guedes Alcoforado, Gerardus Maria van Geel, Clovis Antunes, Stelo Queiroz,Clovis Cabral, Antonio F. de Oliveira, Jornalista Lino Rocha, Geraldo Leenders e Dagoberto Lobo, deu todo apoio, conseguindo uma sala na ACP para as reuniões. Mais uma vez, o convidamos para Presidente desta associação, mas o amigo agradeceu e disse:” Colaboro o tempo todo, sendo apenas sócio”.
Ccabral – julho 2009


Nenhum comentário: